Arquivo da categoria: Terrenos abandonados

Procura de terra esgota oferta das autarquias na região de Aveiro

Young woman in wheaten field with jacket in handsA procura de terrenos para cultivo, a título gratuito, sobretudo por jovens, está a exceder a oferta das autarquias, que avançaram com bolsas de terras ou hortas comunitárias com o objetivo de dar utilidade a terrenos subaproveitados.

LER MAIS

Camponeses de 6 países procuram em Maputo estratégias contra expropriação de terra

Mais de 200 representantes de associações de camponeses de seis países estão reunidos em Maputo na II Conferência Internacional Camponesa sobre Terra para estudar estratégias para “deter a usurpação de terra dos camponeses” pelo sector privado.

LER MAIS

Portugal tem 10 a 20 por cento de território sem dono

Em Portugal há entre 10 a 20 por cento de terras sem proprietário privado, conclui um estudo sobre “Cadastro e Propriedade Rústica em Portugal” que vai ser apresentado no Porto.

Em entrevista à Lusa, a propósito do novo estudo “Cadastro e Propriedade Rústica em Portugal”, Rodrigo Sarmento de Beires admitiu que há, pelo menos, «10 por cento» de terras em Portugal cujos proprietários são desconhecidos. Acrescentou que nas zonas florestais pode chegar-se a valores que «andam na casa dos 20 por cento ou até acima disso».

LER MAIS

Capital do mirtilo quer jovens agricultores em terrenos abandonados

Entre as serras de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, cultiva-se um arbusto de popularidade crescente que se espera que acabe com “os terrenos sem gente e a gente sem terra.”

mirtiloA ideia partiu de várias associações de agricultores locais em articulação com a autarquia severense, decidida a rejuvenescer o concelho ao cativar jovens agricultores para a plantação do mirtilo, através da criação de uma “bolsa de terras.”

LER MAIS