A Resina Natural voltou a assumir um papel estratégico na bioeconomia portuguesa. Extraída do pinheiro-bravo (Pinus pinaster), esta matéria-prima renovável e biodegradável integra hoje uma nova geração de soluções industriais sustentáveis.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, uma microcredenciação em Poda de Inverno em Videiras.
A ANPROMIS em colaboração com a ANPOC e com a AOP vai organizar o seu XVI Congresso Nacional do Milho que será também o 2º Encontro das Culturas Cerealíferas.
Depois do sucesso da primeira edição, a CONFAGRI e o Data CoLAB vão promover a 2.ª Edição da Formação online “IA no Setor Vitivinícola”.
O POMATO visa especificamente o Clavibacter sepedonicus e o Ralstonia solanacearum, dois patógenos bacterianos que ameaçam as culturas solanáceas.
Início de 2026 é sinónimo de balanço da atividade da organização Apadrinha Uma Oliveira. É tempo de contabilizar as oliveiras apadrinhadas e os novos padrinhos – particulares ou empresas.
Já está disponível a nova edição da revista Agrotec, com um dossiê totalmente dedicado ao trabalho desenvolvido pelo INIAV e ao impacto que a investigação aplicada está a ter no setor agroalimentar e florestal.
A deteção de C.gnidiella ocorreu em várias regiões vitivinícolas, com particular incidência no Alentejo (sub-regiões como Borba e Vidigueira), Península de Setúbal e Tejo.
A 7ª Edição da AGRI.DOAR, a maior campanha de solidariedade do setor agrícola, agroindustrial e florestal, está de volta! Este ano, vamos manter a tradição e promover o espírito de partilha e solidariedade do setor
O Comité de Cevada e Malte dos Cervejeiros de Portugal já disponibilizou a LVR das Cevadas para as campanhas agrícolas 2025/2026 e 2026/2027.
A Federação Nacional dos Regantes de Portugal alerta também para a necessidade da implementação imediata da estratégia “Água que Une”.
A Associação Promoção Frutos Secos – Portugal Nuts, elaborou e apresentou uma proposta concreta, para apreciação no âmbito da discussão do Orçamento de Estado, relativa à aplicação da taxa reduzida de IVA aos frutos de casca rija cortados.
A conclusão está num estudo agora publicado na revista “Ecological Solutions and Evidence”, em coautoria com Joana Nogueira (Universidade do Porto), Stefano Mammola (Universidade de Helsínquia, Finlândia) e Phillip Haubrock.
Trata-se de uma espécie invasora originária da América do Norte, de grande porte (pode atingir os 3 metros), que representa uma grave ameaça aos agroecossistemas, não só pela sua elevada capacidade de reprodução.
22 jan
21 jan
19 jan
16 jan
Ver Mais
17 abr
10 out
03 jul
11 jan
19 nov
09 abr
fechar