FacebookRSS feed

Agrotec

Monchique a postos para receber Feira da Batata e do Limão

limaoTem lugar nos próximos dias 29 e 30 de junho, no largo principal da vila, a II Feira da Batata e do Limão de Monchique.

O evento será uma montra das pequenas explorações agrícolas de dimensão familiar pautando-se pela riqueza da diversidade do que aí se produz. Ao colorido do limão e da batata, a edição deste ano será alargada a todos os outras produções agrícolas, nomeadamente as hortícolas, por forma a que o certame seja uma mostra do que ainda se produz em Monchique e que se pretende levar à mesa da realeza dos tempos atuais, que são os apreciadores de produtos com origem, com história e com uma proveniência certificada por si próprios.

Em relação ao limão, podemos encontrar cerca de 200 hectares plantados em Monchique, o que representa mais de 40 por cento da área total do Algarve nesta produção.

Já quanto às batatas, este tubérculo encontrou na serra de Monchique tão boas condições para a sua cultura e incremento que ficaram desde sempre por bem conhecidas as batatas de Monchique, com especial ênfase para as batatas da Fóia.

À produção de batata, que podemos situar em cerca de 200 hectares, se deve em boa parte o quadro da paisagem agrícola de Monchique, recortada por socalcos e canteiros que ainda hoje podemos encontrar beneficiados pela abundância de água que permite também o cultivo de outras produções hortícolas.

“A batata e o limão constituem duas das produções emblemáticas da agricultura que ainda se pratica em Monchique, em explorações de dimensão familiar com áreas de dimensão média de 0,50 ha, onde podemos também encontrar uma grande variedade de outros produtos hortícolas e frutícolas que vão desde os frutos como as maçãs, ameixas, ginjas e peros às couves e ao feijão”, realça a autarquia.

JA