FacebookRSS feed

Agrotec

EuroTier 2024: temas da feira atraem grande interesse dos visitantes

Cinco meses antes do arranque, o interesse nas feiras EuroTier / EnergyDecentral 2024 já é elevado entre os visitantes. Num inquérito realizado a potenciais visitantes profissionais do setor agrícola da principal feira mundial de criação e gestão profissional de animais, 60% dos inquiridos afirmaram que já fizeram planos concretos para visitar a EuroTier em Hannover, na Alemanha.

Cerca de 30 por cento responderam que irão tomar uma decisão nas próximas semanas. As áreas de exposição de tecnologia de alojamento e alimentação, bem como de insumos para alimentação e recursos operacionais foram particularmente bem avaliadas. No que diz respeito aos temas actuais do sector, os visitantes, tanto da Alemanha como do estrangeiro, classificaram como mais interessantes o bem-estar animal, a sustentabilidade, a automatização, a robótica e a digitalização. 1.250 inquiridos da Alemanha e do estrangeiro participaram no inquérito online.

A EuroTier, a principal feira comercial do mundo para a criação profissional de animais e gestão de gado, terá lugar juntamente com a EnergyDecentral, a principal feira internacional de fornecimento descentralizado de energia, de 12 a 15 de novembro de 2024 em Hannover, Alemanha.

"Inovamos a criação de animais" - o tema orientador da EuroTier deste ano atinge o nervo do setor. O tema aborda os desafios que o setor pecuário internacional enfrenta, colocando os temas atuais do bem-estar animal, sustentabilidade, automação, robótica e digitalização no centro da exposição e do programa técnico da principal feira mundial de gestão pecuária. O elevado nível de interesse dos visitantes cinco meses antes do início da feira mostra que a indústria está a apostar na inovação e no desenvolvimento", afirma Ines Rathke, Gestora de Projetos da EuroTier, que está muito satisfeita com os resultados do inquérito. "O elevado nível de interesse pelas novas tendências e inovações mostra também a importância da EuroTier como feira líder para investimentos", acrescentou.

Os visitantes tencionam passar vários dias na feira

Questionados sobre a duração da sua visita à feira, cerca de 60% dos visitantes afirmaram que tencionavam passar pelo menos dois ou mais dias na principal feira mundial de gestão de gado. O inquérito incluiu criadores de gado, 58% dos quais se dedicam à criação de gado bovino e leiteiro e 25% à produção de suínos. Cerca de 21% dos inquiridos são produtores de aves de capoeira, 14% proprietários de cavalos e 11% gerem ovinos ou caprinos. Os insectos são também mencionados como uma atividade de produção agrícola, um sector que parece estar a aumentar entre os criadores de gado. 

"As intenções de investimento para os próximos dois anos são encorajadoras. Atualmente, 50% dos inquiridos já planeiam investir em novas tecnologias e equipamentos nos próximos 24 meses", sublinha Ines Rathke.

EnergyDecentral: elevada procura de energia solar, agro-voltaica e biogás

O debate atual sobre conceitos de energia sustentável reflecte-se nos resultados do inquérito em linha: "Para além dos temas da energia eólica, do biogás e do biometano, há um interesse crescente pela energia solar e, em particular, pela agrovoltaica. Cerca de 32% dos inquiridos estão explicitamente interessados no potencial desta alternativa energética relativamente nova e emergente", afirma Marcus Vagt, gestor de projeto da EnergyDecentral, que decorre em paralelo com a EuroTier. O inquérito mostra também que os visitantes profissionais continuam a necessitar de atualizações sobre soluções convencionais como o biogás, um setor ainda em crescimento, bem como sobre soluções de distribuição e armazenamento de energia.