FacebookRSS feed

Agrotec

Flormart Green Italy 2024 está a decorrer

A edição de 2024 da Flormart Green Italy, a Exposição Internacional de Floricultura, Espaços Verdes e Paisagismo, foi inaugurada esta quarta-feira, em Pádua. Com a participação de Nicola Rossi, Presidente da Câmara Municipal de Pádua; Matteo Zoppas, Presidente da Agência ICE; Luciano Sandonà, Conselheiro Regional e Presidente da Primeira Comissão do Conselho da Região do Veneto; e Antonio Cellie, CEO da Fiere di Parma, Pádua acolhe a terceira edição do mais importante evento de floricultura organizado pela Fiere di Parma.

Mensagem de vídeo do Ministro Francesco Lollobrigida, Ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, que não pôde estar presente, expressou o apoio do Governo ao sector da Floricultura através de uma mensagem de vídeo. “Gostaria de apresentar as minhas saudações e as do governo liderado pela Primeira-Ministra Giorgia Meloni como sinal do nosso apoio a um sector que representa uma parte fundamental da nossa agricultura. A floricultura italiana, com um valor de produção que atingirá 3,2 mil milhões de euros em 2022, constitui 5% da produção agrícola total e desempenha um papel estratégico tanto na economia como na sustentabilidade ambiental. A Itália ocupa o terceiro lugar na União Europeia em termos de produção de plantas e flores e o segundo em termos de exportações, com mais de 1,2 mil milhões de euros. “Estes números”, afirmou Lollobrigida, ”evidenciam o valor e o potencial de um sector que apoiámos através de legislação específica para a floricultura. Desde julho, o sector dispõe agora de um quadro claro, de uma estrutura regulamentar orgânica, que inclui um gabinete dedicado no Ministério, de um plano estratégico nacional e de medidas específicas para a promoção, certificação e internacionalização da nossa excelência florícola”.

Números da Feira A Flormart Green Italy continua a ser uma feira crucial para as grandes transacções comerciais e um observatório internacional para os sectores da floricultura, dos espaços verdes e do paisagismo, com 125 expositores, diretos e indirectos, provenientes de todo o mundo.

O evento, com uma área de 7.000 metros quadrados, conta com a participação de cerca de 200 compradores italianos e internacionais provenientes de mais de 30 países. Graças à colaboração com a ICE Agency, a Flormart Green Italy continua a ser uma plataforma privilegiada para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio a nível internacional.

Uma importante plataforma de negócios para o sector A Flormart Green Italy confirma-se como uma das mais importantes plataformas de negócios para o sector da floricultura, tanto a nível nacional como internacional.

Com um foco claro no comércio, o evento oferece uma oportunidade única para as empresas do sector se ligarem diretamente aos decisores e operadores do sector. Aqui muitas empresas estabelecem relações e assinam contratos que representam uma parte significativa do volume anual. Para muitas delas, a participação na feira é uma oportunidade estratégica para assegurar encomendas e parcerias que podem determinar o sucesso económico de um ano inteiro. O evento de três dias, que terminará a 27 de setembro, permite aos participantes mostrar inovações, solidificar relações e criar novas sinergias comerciais.

Compromisso da Fiere di Parma “A Fiere di Parma confirma mais uma vez o seu compromisso e os investimentos estratégicos realizados desde a edição de 2022 da Flormart Green Italy”, disse Antonio Cellie, CEO da Fiere di Parma. “Acreditando firmemente no potencial do sector da floricultura, a Fiere di Parma investiu recursos significativos no que considera um sector estratégico: um valor de produção superior a três mil milhões de euros, dos quais quase 50% se devem à exportação, testemunhando a vitalidade e o potencial de desenvolvimento da floricultura italiana. O objetivo da Fiere di Parma,” continuou Cellie, ”é contribuir ativamente apoiando e amplificando este crescimento, fornecendo uma plataforma onde a inovação, a sustentabilidade e os negócios se juntam para criar novas oportunidades comerciais e promover o desenvolvimento do sector.

A vertente internacional da Flormart e o apoio da ICE Agency “As feiras desempenham um papel crucial no crescimento das exportações das empresas e podem fazer a diferença”, afirmou Matteo Zoppas, Presidente da ICE Agency. “Durante eventos como a Flormart, os expositores não só mostram os seus produtos, como também têm a oportunidade de contactar com compradores e representantes de empresas, lançando as bases para relações comerciais duradouras. Na edição de 2024 da Flormart, a ICE Agency traz 125 operadores de 32 países para apoiar o crescimento da exportação de um sector que é uma excelência do Made in Italy, com 1,2 mil milhões de euros em exportações em 2023, mais 0,4% do que em 2022 e 34,4% do que em 2019. O ano em curso está a marcar um aumento de 3,5% no volume de negócios externo entre janeiro e junho, confirmando o apreço pelas capacidades dos empresários floricultores italianos para oferecer produtos de alta qualidade feitos com tecnologias de ponta e um forte enfoque no ambiente e na conservação da biodiversidade”.

O valor do sector e a sua importância em Itália O valor do sector verde em Itália era de cerca de 3,2 mil milhões de euros em 2023, representando 5% da produção agrícola total. As exportações de produtos de floricultura são uma excelência absoluta, com um valor superior a 1,2 mil milhões de euros: A Itália ocupa o segundo lugar na Europa, logo a seguir aos Países Baixos, e a terceira posição a nível mundial, depois dos Países Baixos e da Colômbia. A nível mundial, segundo as estimativas do Eurostat, o valor da produção de flores e plantas ornamentais (excluindo os viveiros) é de 25 mil milhões de euros (1,46 mil milhões de euros em Itália), gerados por 300.000 empresas do sector que cobrem uma área de 680.000 hectares. A estes números juntam-se os viveiros: 28 mil milhões de euros de valor de produção (1,68 mil milhões de euros em Itália) e 61.000 empresas, para um valor global estimado do sector de 53 mil milhões de euros.

Áreas Especiais, Conferências e Leituras de Temas Verdes A Flormart Green Italy representa uma viagem pelos temas verdes, oferecendo um percurso expositivo rico e diversificado, concebido para explorar as muitas facetas do mundo verde. As Áreas Especiais da feira proporcionarão uma visão abrangente das últimas tendências e inovações no sector, oferecendo aos profissionais e visitantes uma oportunidade única para descobrir soluções inovadoras e sustentáveis, incentivando o diálogo e a troca de ideias entre os diferentes intervenientes da indústria. Há também oportunidades de educação e exploração aprofundada, graças a um rico programa de conferências e reuniões que abordam tópicos cruciais como o papel dos espaços verdes urbanos na mitigação das alterações climáticas, inovações na agrovoltagem mediterrânica, desafios multidisciplinares na conceção de projectos verdes e a importância da biodiversidade através da utilização de espécies vegetais resilientes. Todas estas sessões oferecerão aos profissionais uma oportunidade valiosa de atualização, discussão e desenvolvimento de novas competências. A Flormart Green Italy também proporciona experiências emocionais e culturais do mundo verde através de fascinantes percursos de exposição e espaços imersivos onde a natureza e o design se misturam, oferecendo experiências sensoriais únicas e momentos de descontração dentro da feira. Haverá também áreas dedicadas à literatura e informação especializada para aprofundar o conhecimento e manter-se atualizado sobre as últimas tendências do sector.