Instagram RSS feed

Agrotec

Multa milionária no Chile para Cartel na produção de carne de frango

tribunalO Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile descobriu que três empresas avícolas, com a intermediação da Associação de Produtores Avícolas do Chile, acordaram limitar a produção de carne de frango oferecida ao mercado nacional e repartiram quotas no mercado de produção e comercialização deste produto, infringindo as leis da concorrência.

O caso teve início em novembro de 2011 e as empresas condenadas são a Agrosuper S.A., Ariztía S.A. e Don Pollo, que detinham em conjunto 80% da oferta de carne de frango no Chile.

A sentença provou a existência do acordo ilícito mediante correio eletrónico e outras evidências de coordenação entre as empresas avícolas. O acordo consistia em projetar a procura futura de frango e repartir quotas de produção. O Tribunal também deu por acreditado que a APA teve um papel importante na coordenação, execução e fiscalização no cumprimento do acordo.

A sentença condenou as empresas Agrosuper e Ariztia ao pagamento da multa máxima estabelecida por lei, equivalente a 30.000 Unidades Tributárias Anuais, enquanto que a Don Pollo terá que pagar o equivalente a 12.000 Unidades Tributárias Anuais, que equivalem a 25 e 10 Milhões de dólares, respetivamente. Para além disso, ordenou a dissolução da Associação de Produtores Avícolas do Chile, que atuava como coordenadora do cartel.

Ler aqui.